sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Quando eu comecei a trabalhar com Flash e edição de imagem.

 Não, não é o Flash dos quadrinhos, mas aquele da Adobe, quando ainda no seu auge, nos bons tempos dos fóruns da internet, quando se fazia amigos e obtinha conhecimento. Claro, hoje ainda existe, mas não tem o mesmo feeling de antigamente, pelo menos eu acredito assim.

Quando comecei a utilizar bastante os fóruns, surgiu uma oportunidade interessante, já que naquela época eu estava bastante interessado em desenhos feitos a mão e digitalmente, através de softwares de edição de imagem. Antigamente a competição pela melhor sign(Assinatura, em imagem .png ou Flash), banner ou qualquer outra composição que fosse utilizada na mesma foi o que me chamou a atenção. Era uma área nos fóruns que só se tratava disso, assim como todo fórum, dividido e bem organizado. Eu não cheguei logo querendo participar, mas eu prestava atenção nas competições e nos trabalhos desenvolvidos, e a maioria era muito bem feita, em tamanhos limitados, tanto do peso do arquivo como do tamanho da imagem. Existia um limite predeterminado que não podia extrapolar, isso porque ficava pesado para carregar.

Lembro que quando comecei a experimentar criar alguma coisa, o primeiro software que usei, pelo que lembro, foi o PhotoFiltre. Eu ainda usava o Windows XP, se não me engano. Era cada coisa horrível que eu fazia, mas pra mim tava tudo bem, era aceitável. E quando comecei, experimentando o que o software disponibilizava, descobri esse fórum e fiquei fascinado, logo baixei o Photoshop, software que era utilizado por eles e comecei a testar também, da mesma forma que o outro, clicando em tudo e vendo o que dava pra fazer. Nesse tempo meu irmão já mexia um pouco, usava a versão anterior a CS2, que naquele tempo foi o auge do Photoshop.

Comecei a estudar então o que tinha liberado no fórum, na área de Design, era grátis, então não tinha o porque não tentar. Tempos depois eu participei do teste para fazer parte dos Designers do fórum, ter um avatar personalizado e algumas funções que ultrapassavam a de usuário normal. Seria bom demais, e então eu tentei. Pelo que lembro, era algo como turmas, então o "professor" lhe repassava conteúdo e depois algumas tarefas para serem concluídas. Não era muito difícil, mas lembro que envolviam a criatividade pra criar montagens, remover fundos de imagens e trabalhar com animações em Flash. Esse era difícil, animações em Flash.

Não lembro se passei de primeira, mas passei e virei "Designer Oficial". Era só um título, mas era empolgante e apesar de não ganhar nada, financeiramente falando, eu gostava muito do que fazia, de ter deveres com o fórum e as atividades que envolviam, como supervisionar outros trabalhos e participar de desafios de membros. Esse ultimo me lembro bastante. Os membros quando queriam uma sign e um avatar (um kit, na verdade.) eles determinavam um tema, se seria animada ou só imagem, e algum outro detalhe que poderia ser obrigatório para o trabalho. O prazo era 7 dias, no máximo (Igual aquele filme lá!) para concluir o trabalho. Peguei poucos, mas foi bastante divertido e aprendi bastante ali.

Depois que os fóruns começaram a morrer, eu parei, assim como os outros, mas nem todos. Alguns já eram designers, ou faziam por diversão mesmo, e o que importava era a comunidade. Encontro um ou outro no DeviantArt, fazendo ótimos trabalhos, como sempre. Eu não me considero designer, mas continuo fazendo por diversão e por amar a arte.

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário